quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

NOTÍCIAS DO ORIENTE MÉDIO - 09/01/2014


JORDÂNIA E AP QUEREM COMPRAR ÁGIA DE ISRAEL. DE ISRAEL?

É isso meus amigos. O jornal The Marker anunciou que a Autoridade Palestina e a Jordânia anunciaram sua disposição em comprar o excesso de água doce a ser dessalinizada por Israel. Pensem bem. De sedento por falta de chuvas suficientes para sua agricultura em expansão e o crescimento populacional o estado judeu passará logo, logo, a exportador do precioso líquido. Assim trabalha um país sério. Se não há chuvas suficientes, fabrica-se. Este ano, até que choveu bem. Para água, porém, não faltam compradores nesta região desértica. Israel já fornece à Jordânia with 15 a 20 million de metros cúbicos de água como parte so acordo de paz. Agora vai vender o resto. Para a Autoridade Palestina é atendendo o pedido dos EUA.


ISRAEL - O MAIOR EXPORTADOR DE DRONES

*Aviões militares bombardeiros ou espiões, sem piloto, manobrados por computadores em terra.

Foi revelado hoje aqui pelo jornal Haaretz, citando fontes estrangeiras, que Israel é o maoir exportador de aviões desprovidos de piloto do mundo. Em 8 anos o Estado judeu exportou 4.6 bilhões US$ somente neste item. Os compradores vão da Grã Bretanha e EUA até Índia e Uganda. 50% vão para países europeus, 3.9% para EUA, 34% para a Ásia, 1.5% para a África e 11% para a América Latina.
Quanto a armas em geral, o país exportou mais de 7 bilhões US$ no mesmo período. A pedido dos compradores, Israel não revelou os nomes destes países.




1º MINISTRO TURCO EM APUROS

O bem informado jornal Al Monitor conta que o 1º. Ministro turco Recip Erdogan está enfrentando problemas em sua fronteira com a Síria. Erdogan que torcia pela queda de Assad está agora num dilema devido ao sequestro da luta anti Assad por grupos islâmicos ultra-radicais, principalmente o Al Qaida. A Turquia, como consequência da guerra na Síria, abriga nada menos que um milhão de refugiados que atravessaram a fronteira entre os dois países. Os turcos estão até se esforçando para dar assistência aos refugiados, mas seu número cresce dia a dia. Outra consquência desastrosa de guerra civi na Síria é o imenso número de estupros que sofrem as mulheres sírias caminhando em direção às fronteiras à procura de refúgio.



ONU SUSPENDE CONTAGEM DE MORTOS NA SÍRIA

A ONU informou que parou de contar o número de mortos na Síria alegando ser impossível trabalhar nquele país mergulhado numa guerra civil furiosa. A organização informou que as fontes que lhes fornecem dados “não merecem confiança”.  A Organizção havia informado que até outubro último o número de mortos já ultrapassava 100.000. Calculam, porém, que o número seja muito maior. “Colher informação sobre o número de mortos e feridos na Síria sempre foi excepcionalmente difícil, agora está muito mais difícil” declarou Rupert Colville, portavoz da High Comissioner for Human Rights da ONU.


DIFÍCIL DE ACREDITAR: CASAIS DE NAMORADOS VIVEM JUNTOS NO IRÃ

Um novo fenômeno quase desconhecido na sociedade paradoxal do Irã, mas comum no mundo ocidental, está chegando ao Irã radicalmente ortodoxo islâmico. Casais não casados oficialmente estão vivendo jumtos na mesma casa. O fenômeno é a quebra de um tabu no país dos ayatolas. Por enquanto, não passam de um pequeno grupo de jovens iranianos de vanguarda, intelectuais e artistas. Neste meio, o assunto não é novo. A novidade está no crescimento acelerado do fenômeno mesmo entre jovens de “boa família” o que representa uma quebra de tabu. Lembrar que o Irã não é um país árabe e tem uma classe média instruída que acompanha o que acontece no mundo através das redes sociais. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário