terça-feira, 21 de janeiro de 2014

CIENTISTA PRÊMIO NOBEL PARA PRESIDENTE


CIENTISTA PRÊMIO NOBEL PARA PRESIDENTE
Neste fim de semana, tivemos uma surpresa agradável. O cientista e professor, Daniel Shechtman, vencedor do Prêmio Nobel de Química em 2011, chamou a imprensa à sua casa e anuciou que estava se candidatando ao cargo de Presidente. Na atual situação, quando  Israel se encontra no banco dos réus em todo o mundo, acusado pela propaganda árabe aliada à esquerda frustrada pela queda da URSS, um nome como o de Shechtman é uma idéia excelente. 

Mostrará o que é Israel: Um país que se destaca no estudo das ciências como provam os seus 12 Prêmios Nobel (sem contar alguns ganhadores que aqui estudaram). E só faz guerras para se defender, como demonstra a História.
O atual presidente Shimon Peres terminará seu mandato este ano após cumprir 7 de mandato como manda a lei israelense. Coisa rara em política, todos concordam que saiu-se bem e representou o papel condignamente. Lembrar que o último presidente fez vergonha e está cumprindo pena por estupro. 
Em Israel vigora o regime parlamentarista e o papel do presidente é, acima de tudo, representativo. Aos 90 anos, Peres está lúcido e em forma. É capaz de voltar de uma viagem ao Japão e no mesmo dia já estar em seu escritório despachando. Viajou o mundo inteiro representado Israel e deixa o cargo como figura respeitada mundialmente. Este ano é o seu sétimo no cargo e por isto já existe luta nos bastidores da política israelense a fim de lançar candidatos ao posto.
Muitos, e eu também, estávamos preocupados com a propalada lista de candidatos.. Todos, sem exceção, políticos medíocres, a maioria aposentados do Knesset, ex-ministros, etc.
A reação dos outros candidatos a candidatos ainda não foi registrada. Acredita-se, porém, que não gostaram. Mas, em política tudo é possível. Afinal, o ex presidente Katzav, cumprindo pena por crime de natureza sexual, derrotou o mesmo Shimon Peres na penúltima eleição. O perigo à candidatura do professor Nobel, Schechtman, é que os eleitores são os membros do Parlamento. E ali, tudo é possível. Lembrem de Brasília, dêm um desconto, isto é o Knesset.
MÍSSIL ANTI MÍSSIL DE ISRAEL PASSA TESTE 
Ante-ontem à noite, 6 mísseis tipo Grad (mais avançados) foram lançados de Gaza em direção à cidade de Ashkelon, litoral sul de Israel. Causou surpresa já que há um acordo, não escrito, com o Hamas afim de parar com os ataques. A organização (terrorista) Jihad Islâmico (filial de Gaza), que pretende ser independente do Hamas, assumiu a autoria do ataque. 
Como faz sempre, Israel revidou horas mais tarde, atacando, através de drones* matando um dos 3 responsáveis pelo lançamento. No momento do ataque, o sistema de mísseis anti-mísseis Iron Dome (Cúpula de Ferro) foi acionado. Cinco foram interceptafos no ar e um caiu dentro da própria faixa de Gaza. 

*Drones são pequenos aviões não-tripulados, mas armados com mísseis destinados ao patrulhamento, caça e destruição de objetivos em territórorio inimigo sem arriscar a vida dos pilotos .
CUIDA DE VELHOS, MAS SABE CANTAR 
É comum em Israel ver pessoas idosas ou incapacitados sendo acompanados de gente com olhos puxados empurrando sua cadeira de rodas ou ao seu lado a fim de não se perder nas ruas. Esses acompanhantes são quase todos filipinos treinados em seu país para este tipo de trabalho. Estão em todo o mundo desenvolvido. 

Hoje, a remessa de dinheiro dos filipinos trabalhando no exterior constitui parte importante no orçamento de seu país e é uma das maiores fontes de entrada  de moeda forte das Filipinas. São dedicados e, geralmente, tornam-se amigos das famílias. Alguns já herdaram recursos de gente que morreu aos seus cuidados. Moro em frente de um amplo jardim público em Ramat Aviv, e, assim, os vejo da janela acompanhando seu assistidos. São dedicados e bem humorados.

Esstes dias, uma filipina destes grupos, Rose Fostanes. após passar por diversas fases do concurso, venceu a competição X-Factor da TV 22. Medindo 1 metro e meio e corpo cheio, tem voz fantástica. Ganhou longe cantando “My Way” conhecida na voz de Frank Sinatra.  X-Factor é uma versão ultra-moderna dos velhos programas de calouros. E, segundo seu site, está também no Brasil.



OS POLICIAIS E O RABINO
Já falei aqui do rabino internacional (tem escritórios em Israel, nos EUA e em Buenos Aires) Yoshiyahu Yosef Pinto, um milagreiro que já está às voltas com a polícia e o Dep. Imposto de Renda de Israel. E. agora, idem, idem frente às autoridades americanas. Este rav Pinto tem um poder fora do comum. Não de fazer milagres como porpala ou menos ainda de ser um porta.voz do Ribonô Shel Haolam, mais conhecido simplemente por Deus, na face da Terra. 
Não posso, por outro lado, negar suas qualidades, ou seu poder, de atrair gente rica, poderosa e famosa para seu lado. 
Se diz pobre, mas a imprensa de Israel afirma que tem milhões de US$ em bancos espalhados pelo mundo. É incrível, mas gente, presumivelmente inteligente e, acima de tudo, esperta, o consultam antes de fazer qualquer big deal. Um multimilionário, recentemente falido, Nochi Dankner, nada fazia sen consultá-lo. É tão “bom conselheiro” que Dankner, no mês passado, se declarou impossibilitado de pagar seus débitos e teve suas empresas tomadas pelos credores.
Agora, Pinto foi mais longe ainda. Esta sendo acusado de tentar “comprar” oficiais graduados do Polícia de Israel. Apesar de mexer com a própria polícia, a mídia tanto gritou que há uma inquérito dentro da Polícia contra dois de seus mais poderosos delegados. Se fosse no Brasil, morreria no nascedouro. Aqui, porém, a polícia presta contas ao Procurador Geral da Justiça e não há meio de segurar o escândalo. O Procurador, Yehuda Vainstein, diz que vai até o fim.

Sai de baixo que vem caminhão sem freio descendo a ladeira.

ADVERTÊNCIA: BOICOTE
Ontem, um grupo de homens de negócios advertiu o governo de Nataniahu que Israel pode vir a sofrer de forma grave com o crescente boicote de empresas européias e até americanas contra produtos israelenses. Um processo semelhante ao passado pelo governo racista da África do Sul em passado recente e que resultou na mudança de regime, pode estar se aproximando de Israel. 
A razão, ou pretexto no caso de Israel, é a ocupação dos territórios palestinos. Há negociações entre Israel e palestinos em andamento. O progresso nestas tratativas, entretanto, não é lá estas coisas. Ontem, Obama, quando perguntado a respeito afirmou que as chances de um acordo são fifty-fifty. Os empresários estão preocupados já que diversos setores da economia são muito dependentes da exportação.
1º MINISTRO DO CANADÁ: SER ANTI-ISRAEL É ANTI SEMITISMO
Discursando ontem no Knesset, o 1º ministro da Canadá, Steven Harper, afirmou que considera a campanha mundial afim de delegitimizar Israel demonstra que o anti-semitismo ainda está forte no mundo. Disse mais que o Canadá está firmemente ao lado de Israel para tudo que for preciso. 


Um deputado árabe, Ahmed Tibi, abandonou ostensivamente o recinto durante o discurso do canadense. O que deu a Bibi a oportunidade de dizer ao seu microfone : “Como você ver, Steven, isto aqui não é Damasco. Neste recinto num país democrático cada um pode falar o que quiser.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário