quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

IVET (AVIGDOR) LIBERMAN MUDA - PRA MELHOR


IVET (AVIGDOR) LIBERMAN MUDA - PRA MELHOR

“Quem te viu e quem te vê, diria Dona Aidê”. Pois é, o ministro do Exterior Avigdor Liberman salvou Israel da vegonhosa atitude hostil ao Secretário de Estado, John Kerry. Librman é ou era conhecido como um político favorável à anexação dos territórios ocupados a Israel, ou seja, linha dura e expansionista.

Estes dias, de forma surpreendente, saiu em defesa do Secretáro de Estado, John Kerry, acusado de ser pro-árabe, messiânico e procurar ganhar um Nobel da Paz às custas de Israel. Lieberman lembrou que, como Senador, Kerry sempre votou a favor da ajuda a Israel e apoiou verbas para combater a ameaça terrorista muçulmana nos EUA. Encerrou sua declaração afrimando “Kerry é um amigo de verdade de Israel”. E arrematou “a união da nação é mais importante que territórios”

Isto é importante por que intensifica-se a luta interna no Gabinete quanto às conversações com os palestinos. Kerry propõe, a grosso modo, que Israel mantenha as colônias que seriam agrupadas em grandes blocos afima de ocupar menos terras na Cijordânia. Isso obrigaria alguns assentamentos a se deslocar. 

O lobby dos colonos foi em cima de Kerry fazendo as acusações acima. E foi, pasmen, Liberman que defendeu as propostas dos Secretário de Estado (Kerry). No fundo, tudo não passa de luta pelo voto dos ashkenzim das cidades grandes dispostos a ceder mais afim de tentar chegar a uma solução do problema palestino.



CRISE NO HOSPITAL HADASSA

O maior hospital de Israel, o Hadassa de Jerusalém, pediu concordata em meio a uma greve de médicos e enfermeiras. O que foi revelado a respeito da administração financeira da casa de saúda deixou muita gente assombrada. Um desleixo total. Se não, coisa pior ainda. De um deficit de 10 milhões de shekel foi subindo de declaração em declaração, chegando a mais e um bilhão. 

Sem poder pagar e sem crédito, o jeito, a fim de evitar um pedido de falência, que deixaria dezenas de milhares de doentes, internados ou ambulatórios, abandonados à própria sorte, sem recursoso para se tratar em outro hospital, o hospital pediu concordata. Porto-voz da ogranização Hadassah americana, fundadora do Hospital que leva seu nome, e seria, teoricamente encarregada da saúde econômico-financeira da instituição, declarou que não fazia parte direta da administração financeira e nada poderia informar. 

Uma campanha já está em curso afim de salvar a instituição. Mas vai ser necessária muita grana para salvar o Hadassa. Só a intervenção do governo poderá salvar o hospital. Aguardem que vem ai muita denúncia de gastos denecessários, salários altíssimo para uns poucos apaniguados e muito baixo para a maioria de médicos, enfermeiras e simples funcionários.



VIRGEM MARIA QUE CHORA? AQUI TAMBÉM TEM

Na cidade árabe-israelense de Tarshicha, na alta Galiléia, perto da fronteira do Líbano, cuja população é, em grande parte cristã, uma imagem (vejam foto) está derramando lágrimas. 

Como santos que “choram” têm fama de fazer milagres, multidões estão chegando a esta pequena cidade, ao lado de Kfar Vradim (Aldeia das Rosas) onde vive meu filho e família. A santa não está numa igreja, mas na casa de uma família cristã da cidade.  

Vou dar um pulo por lá e conferir se é truque dos donos da casa, do padre, ou do Ministério do Turismo de Israel e verificar se a Virgem Miriam está mesmo chorando. Se for choro comprovado vou morar em Bnei Brak, cidade ultra ortodoxa judaica ao lado de Tel Aviv. Se uma estátua chora, tudo é possível. 

Até acreditar que o mundo tem apenas 5.700 anos como afirma a Bíblia. Na volta conto prá vocês.




TURCO DESMENTE SEU MINISTRO DO EXTERIOR

Quando demos aqui, na semana passada, que a Turqia e Israel, segundo o Ministro do Exterior turco, estavam próximos de uma acordo de reconciliação, após o incidente com o barco turco Mavi Mara, quando nove turcos morreram, foi desmentida pelo 1º ministro Recip Erdogan. Exige agora que Israel dê um tiro na perna, supendendo o bloqueio a Gaza. Uma nova condição. 

Não sei, mas tenho a impressão que Erdogan está frustrado porque a União Européia não aceitou o seu país, que tem apenas um pedacinho na Europa. O resto é Ásia. Ele agora exige que Israel acabe com o cerco marítimo a Gaza feito pelo Estado judeu afim de impedir a entrada de armas. 

Ele, Erdogan, talvez sofre daquela alucinação que ataca dirigentes de ex-Impérios, no caso, o Otomano, extinto no pós- 1ª Guerra Mundial. Bibi reagiu e suspendeu as negociações. Agora as famílias das vítimas é que vão pressionar o governo turco e exigir a indenização prometida.

Observando suas atitudes anti-Israel estou começando a acreditar que Erdogan não passa de um semi-ditador fascista (existem dezenas de jornalistas, que criticaram seu governo, presos na Turquia) Meu palpite é que ele, em seus devaneios, imagina que judeus dominam o mundo e porisso sabotam a aceitação da Turquia na UE. 

A verdade ainda aparecerá para explicar este ódio a Israel. 

O cara, definitivamente, está sofrendo de alucinções Vejam esta notícia dada pelo Guardian de Londres, esta semana: “em Istambul a polícia atacou com gaz e cassetetes pessoas que protetavam contra a censura imposta na Internet”.

Vão ao Youtube e procurem “protest in Istambul”: “Turkish police crack down on internet freedom protest: Tear gas and water cannon used as Erdogan government’s internet restrictions spark violent street scenes and global outcry”.

NATALIE PORTMAN SOFRE NO MEA SHEARIM

A atriz israelense, que vive desde criança nos EUA, Natalie Portman, (j[a ganhou um Oscar) decidiu dirigir seu primeiro filme com location no Mea Shearim, Jerusalém. Está filmando uma hitória de Amos Oz: A Tale of Love and Darkness

Os ortodoxos, que são maioria esmagadora no bairro, estão protestanto. A razão: muito goy (iluminadores, eletricistas e tècnicos trazidos de Hollywood) podem macular seu território e se tornar uma ameaça/tentação (Hagói? Got zol hupiten) às imaculadas e puras virgens das boas famílias do bairro. 

Portman está aqui há mais de um mês e trouxe o marido, Benjamin Millepied, que decidiu se converter à tribo, para a alegria da mídia escandalosa.



ALGUNS TÓPICOS PESO-PENA

NEYMAR E MESSI NA PARADA DE PURIM
Os israelenses estão sofisticando o feriado de Purim. Vai haver defile da carros alegóricos. Com a Copa chegando, Neymar e Messi, são homenageados no carro alegórico de futebol. E o que é que Putin tem a ver com o assunto? Ele não é parte do carro. Está sendo carregado para outro. Reparem a mão na perna. (foto abaixo)




POLÍTICO BRASILEIRO ABRE 3 PIZZARIAS



Deu na Folha: Pizzolato abriu 3 contas bancárias na Espanha antes de fugir do país...
Desculpem. É que li, erradamente, a notícia acima. São 3 contas bancárias e não 3 pizzarias do Pizzolato. Desculpem o engano. Mas, com este nome...

FUGA DE RELIGIOSOS DO SERVIÇO MILITAR DÁ NISSO (ABAIXO)









Nenhum comentário:

Postar um comentário