domingo, 10 de agosto de 2014

                               DOIS PONTOS IMPORTANTES

 

Quando comento aqui que sou brasileiro a pergunta que se segue é sempre: há anti semitismo no Brasil? Esta pergunta deriva da história de povo judeu que “está sempre pensando naquilo” como falava um personagem do inesquecível Chico Anísio. Se a resposta é não como tem sido sempre que me perguntavam, noto um alívio na cara do interlocutor. E fico orgulhoso porque isto significa também que minha aliá não foi causada por anti-semtismo e sim por sionismo puro. Isto me distingue da grande maioria dos cidadãos de Israel que, se não nasceram aqui, vieram, em geral, fugidos de perseguição em seus países de orígem.

Pelo que me contam amigos judeus brasileiros, entretanto, esta minha resposta não é mais válida. Um email deste fim de semana informa que “cresce o anti-semitismo no Brasil”. Perguntei: Como sabem? “Pelas perguntas capciosas de não-judeus, a cobertura tendenciosa da mídia, as cenas de destruição em Gaza com cenas de crianças sendo carregadas às pressas a ambulâncias com a meia lua crecente, símbolo da Cruz Vermelha muçulmana pintada no lado de fora, etc. Só não se vê terroristas do Hamas atirando. O repórter que entra em Gaza sabe que tem qua filmar com cuidado para não perder a credencial de jornalista.

Salvo alguns comentaristas mais inteligentes, (e aqui dou parabéns ao pregador Malafaia que viu o que poucos viram e botou a boca no trombone) ninguém consegue ser um pouco mais rigoroso em sua crítica ao Hamas. Vê-se que são cenas escolhidas a dedo por dirigentes do Hamas para serem expostas na mídia mundial. E confesso a minha surpresa com o sucesso da campanha anti Israel promovida pelo Hamas. Em minha ingenuidade jamais imaginei que entre os terroristas muçulmanos de Gaza  havia tão bons especialistas em relações públicas. Por outro lado, muitos judeus se queixam da falta de melhor  campanha de R.P. (Relações Públicas) por parte de Israel.

Por sorte, aqui no prédio onde moro vive também um conhecido especialista no setor de RP que aparece muito na TV. Aproveitei uma entrada coletiva no abrigo anti-aéreo do edifiício na semana passada afim de perguntá-lo porque Israel havia relaxado tanto neste setor (RP). Sua resposta não me surpreendeu. Disse que o setor do governo que mais está trabalhando nesta guerra, com a exceção óbvia dos militares, é exatamento o de Relações Públicas. Porque não vemos melhores resultados? perguntei. Sua resposta foi um pouco longa, mas resumirei: “não há nada mais difícil atualmente que colocar filmes pró-Israel nas redes internacionais de TV. (CNN, BBC, France24, Fox, Al Jezzira, etc). “São anti semitas, perguntei me fingindo de bobo. “Não necessariamente. Depende do diretor de conteúdo da estação presente naquele momento. Com a BBC temos mais problemas e não sei explicar porque. A CNN é mais razoável, assim como a France24. A Fox, pelo contrário, é super favorável a Israel e seu correspondente aqui manda o ângulo israelense com frequência. (Isto eu vejo). Já com a Al Jezzira do Qatar é perda de tempo já que pertence a um país árabe que apoia o Hamas”.


 

PSIQUIATRAS E PSICÓLOGOS

 

Psiquiatra e psicologos participando de debates e mesas redondas que as estações de TVs de Israel apresentam este dias 24/7, em sua maioria acreditam que o anti semitismo acumulado desde a infância pelos europeus terminam influindo também. As cenas de destruição em Gaza são excelente material para provar que “os judeus não são as ‘eternas vítimas’ como costumam se apresentar. Podem ser muito agressivos também”. E dá no que vocês estão vendo na TVs mundiais. Sei que no Brasil está contecendo algo semelhante. Mas, como disse o vizinho especialista em RP “não há muito o que fazer agora. Um ou dois meses após esta guerra acabar, os judeus serão esquecidos. Será?

 

UMA SURPRESA AGRADÁVEL OU DES.

 



HOMENS DO ISIS "TRBALHANDO"

Neste conflito, revelou-se um fato que, sem ele (o conflito), passaria desapercebido. O Egito mudou de lado. Está do lado de Israel e não somente na guerra contra o Hamas.  
Especialostas em Israel acreditam que esta é chance de formar uma frente contra os terroristas fundamentalistas, juntando Egito, Israel, Arábia Saudita e os principados, e a OLP de Abbas.
A razão é o conflito armado no Iraque travado neste momento entre muçulmanos super-ultra radicais (ISIS) contra todos os países árabes. São tão radicais que até o Irã é infiél e deve ser destruído. Eles pertencem áquele grupo que se viu num filme que circulou na mídia social e You Tube. (Veja a foto dos homens do ISIS trabalhando) Nele se vê um grupo de caras de preto segurando chicotes. A seus pés, um grupo de homens com aspecto de árabes que imploram por suas vidas. Os homens de chicote fazem-nos sentar de costas. Quando abedecem pensando que é só isso, os de preto sacam revólveres e atiram na cabeça de todos. Um por um. E naturalmente ouve-se “Alah al Achbar” Alá é grande.
Os EUA estã bombardeando estas forças (ISIS -Islamic State of Iraq e mais um S que significa qualquer coisa em árabe difícil de escrever). Este grupo deixou de reconhcer a divisão entre Iraque e Síria e em seu lugar criaram um novo país, este sim, fiél a Alá.
Como você vêm esta vizinhança está cada vez melhor, Recomendo a quem quer fazer retiro espiritual num ambiente tranquilo  e fora deste mundo agitado  que venha ao Oriente Médio, que está no momento habitado pela fina flor dos “faine mentchen”  como diria o saudoso Moishe Kute.     








Nenhum comentário:

Postar um comentário