quarta-feira, 13 de agosto de 2014





ESTE MENINO SOU EU garoto fugindo de ataque do ISIS- Ao ver esta foto me imaginei no lugar deste menino e nunca mais pude esquecer.


SALADA MISTA EM DIA QUENTE



Tel-Aviv, 13 agosto (mas, não 6ª feira) 2014- 13 horas.
Hoje, há tanta coisa acontecendo que mudei de idéia e vou escrever sobre diversos tópicos e não um ou dois como é normal:

1-No momento que escrevo está em vigor um cessar fogo. No Cairo, Israel e Hamas tentam chegar a um acordo afim de tornar permanente a cessação das hostildades. O Hamas, que entrou nesta guerra afim de obter algumas reivindicações de Israel, visa em primeiro lugar acabar com seu isolamento do  mundo exterior imposto por Israel e Egito. A saída/entrada para o Sinai, via El Arish, está fechada por ordem do novo homem forte do Egito, o general Al-Sissi, que não gosta, para não dizer odeia o Hamas que considera aliado da Irmandade Muçulmana sua inimiga mortal em casa. Israel também fechou as 2 únicas passagens, Erez e Kerem Shalom.
Por razões humanitárias, porém, deixa passar comida e remédios pelas entradas da Faixa. Gaza, porém, está sem eletricidade normal. Só um velho gerador,  dentro de Gaza, fornece um pouco de luz e energia. Alguns mísseis lançados em direção de Israel atingiram fios que levavam eletricidade à Faixa. A Cia de Eletricidade de Israel, que vende energia ao Hamas, diz que não arriscará a integridade física de seus trabalhadore afim de consertar  e reestabelecer o fornecimento. Assim, Gaza está com
muito pouca água potável que é bombeada, eletricamente, do reservatório.


Gal. Al- Sissi


2-O cessar fogo está marcado para durar até a maia noite de hoje, 4 feira, Há fortes indícios que será prorrogado. Segundo o NY Times, o presidente da Autoridade Palestina (não o Hamas), Abu Mazen també chamado de Mahmud Abbas, será o vitorioso no final das contas. Mazen, sendo palestino, porém, moderado, poderá servir de ponte entre Israel e Hamas. Deverá, por exemplo, mandar seus homens controlar a passagem de Rafa que dá passagem para o Egito. Nataniahu, assim dizem, poderá aceitar negociar com o governo mixto AP + Hamas. Coisa que não aceitava até hoje. Israel fará mais algumas concessões que não põem em risco sua segurança como extender a zona de pesca para 12 km a partir da praia de Gaza. Autorizará a procura de gaz em frente às costas da Faixa. Poderá concordar com a contrução de porto qye dura cerca de 19 anos. Até lá deus é mais. Se a trégua será prorrogada ainda não se sabe. Mas, tudo indica que sim. De qualquer forma hoje à meia noite (18 hs Brasília) saberemos.




3- Os jornais de Israel comentam hoje o pedido de desculpas do presidente Ruben Rivlin à presidente Dilma Roussef na questão que ficou conhecida aqui como o história do gigante (Brasil) chamado pelo Secretário Geral do Min do Exterior.Igal Palmor de anão dilomático  Segundo o Haaretz, o ministro da Exterior e Israel, esta educada e santa criatura que atende pelo nome de Ivet Liberman, foi contra pedir perdão e nem quis falar no assunto. Liberman, lembrar, está no governo contra vontade de Bibi que sabia ser o homem um verdadeiro troglodita, mas que foi aceito pela necessidade, na época, de montar uma coligação majoritária. Mas, quem decidiu o assunto foi Nataniahu, pressionado pela indústria aeronáutica de Israel, que tem alguns contratos de fornecimento ao Brasil pendurados. Dizem que alguns judeus brasileiros, notadamente Israel Klabin, amigo pessoal do atual ministro e Exterior, Figueredo, estiveram envolvidos no assunto.Após voltas e contra voltas, foi finalmente,  combinado que o novo presidente Ruben Rivlin, falaria com a pres. Dilma e pediria desculpas, O que foi feito e o assunto, por enquanto, encerrado.



“CRIMES DE GUERRA”  E O AMOR QUE FICA

4-A Comissão de Direitos Humanos da ONU em cujas fileiras estão países "campeões de direito humanos"* criou uma comissão para investigar crimes de guerra supostamente cometidos por Israel. Sei que civis palestinos foram usados como escudos humanos e Israel está preparando provas do fenômeno para apresentar à Comissão. Quando a Comissão é acionada contra Israel gosto de analisar seus componentes só para ver quem tem moral para julgar Israel. *Eis alguns dos expoentes de Direitos Humanos que irão investigar Israel: Egito do golpe que derrubou o presidente eleito, Eritéia dos piratas, Sudão, China, Paquistão, Qatar, Arábia Saudita, Rússia, etc,etc. Dá ára engolir?
A namoradinha do galã George Clooney, (abaixo, o casal) a libanesa e  advogada internacional, Amal Alamuddin, beleza de mulher, que havia sido indicada para compor a Comissão que investigaria Israel, não aceitou. Imagino Clooney na cama com ela depois de uma bela subida e descida:  “Amalinha, por favor, não mexa com Israel. Afinal trabalho em Holywod. Veja o que aconteceu com Mel Gibson. Sumiu do mapa. Você faz isso prá mim amor?” O resultado está na mídia.



















5- embaixador de Israel na ONU, Ron Prosor, comentando sobre quem será o juiz presidente da Comissão que investigará Israel, William Shabis, sabidamente anti Israel, declarou: “Com Shabis na presidência da Comissão de Investigação de Israel, é o mesmo que o ISIS* patrocinar uma conferência sobre liberdade religiosa”.

*A organização islâmic que vem matando centenas de muçulmanos por dia por não seram suficientemente obedientes às lei do Profeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário